PORQUE CRIANÇAS AFRICANAS SABEM ESPERAR MELHOR QUE AS ALEMÃS!?

14 July 2017

PORQUE CRIANÇAS AFRICANAS SABEM ESPERAR MELHOR QUE AS ALEMÃS!?

No “teste do Marshmallow”, conduzido pela universidade de Stanford nos anos 70 é avaliada a habilidade da criança de esperar por uma recompensa, sendo que essa capacidade foi comprovada como preditor para o sucesso profissional na vida adulta. A criança recebe um docinho e pode escolher entre come-lo na hora, ou esperar até o pesquisador voltar, para receber um segundo docinho.

50 anos depois, um grupo de pesquisadores alemães de Osnabrück replicou o experimento, comparando crianças de 4 anos da Alemanha e da República dos Camarões (na África central). Como as crianças americanas no estudo original, a metade dos participantes alemães “passou” pelo teste. Muito menos do que no grupo das crianças africanas, onde 7 em 10 crianças souberam esperar pelo segundo docinho! E a surpresa dos pesquisadores não acaba por aí.

Enquanto as crianças alemãs lutaram visivelmente contra a tentação de comer o docinho na hora, as crianças africanas simplesmente ficaram sentadas esperando calmamente, sem demonstrar nenhum esforço.

 

Como isso é possível? O que os pais africanos fazem diferente na educação dos seus filhos?

A resposta é simples e não tão simples ao mesmo tempo.

“As mães africanas exigem desde cedo que as crianças tenham auto-controle e não demonstrem suas emoções […]. As crianças são educadas para que não expressam suas necessidades e confiem que a mãe dará para elas o que elas necessitam na hora certa.”

Relata Bettina Lamm, que liderou o projeto.

Parece que novamente não achamos a fórmula secreta, não é? Provavelmente essa rigidez na educação dos filhos, aplicada na nossa cultura, não iria gerar aquela criança “comportadinha”. E outra, crianças criadas dessa forma no contexto ocidental provavelmente não iriam desenvolver algumas habilidades que são importantes na nossa cultura, como autonomia e um senso de individualismo.

Ensinar auto-controle para o seu filho não pode fazer mal. Mas com certeza não é a única capacidade que conta no mundo ocidental. Então faça o teste com o seu filho, mas não se preocupe se ele simplesmente devora aquele primeiro docinho e pronto!

Pra você fazer o teste em casa, vem aí o passo a passo:

  1. Coloque um docinho na frente da criança e explica como funciona a “brincadeira”: “Filho, você pode comer esse  docinho já, ou esperar até eu voltar pra ganhar outro.”
  2. Saia do quarto e volte depois de alguns minutos (No teste original as crianças de 3 a 6 anos esperaram por 15 minutos)
  3. Ao voltar ofereça outro docinho somente se a criança não comeu o primeiro.

 

Fontes:

http://www.upworthy.com/researchers-just-re-created-a-50-year-old-childhood-study-with-a-fascinating-twist?c=ufb1

https://www.uni-osnabrueck.de/presse_oeffentlichkeit/presseportal/pressemeldung/artikel/welches-kind-kann-der-suessen-versuchung-widerstehen-interkultureller-marshmallow-test.html