Do parents matter? (Os pais importam?)

13 June 2017

Do parents matter? (Os pais importam?)

O casal de etnólogos LeVine, pesquisadores da universidade de Harvard e autores do livro “Do parents matter?”, deu uma entrevista muito interessante na revista alemã ZEIT, questionando a influência que os pais têm sobre o desenvolvimento dos seus filhos.
Dormir junto com o bebê? Jamais! Você tem que estimular a fala da criança desde cedo e seguir rituais todos os dias. Colo demais estraga a criança e nem pensa em deixar ele dormir no peito! (Vou parar a lista por aqui…). Parece que a gente corre o risco de causar um dano para o desenvolvimento do nosso filho o tempo todo.

Comparando estilos de criação em diferentes culturas, Sarah e Robert LeVine chegam na conclusão que nós ocidentais se preocupamos demais com princípios da educação infantil, sendo que o conceito do que “faz bem ou mal” para uma criança não parece ser tão rígido.

Enquanto a Academia Americana de Pediatria desaconselha os pais a dormirem juntos com seus filhos, apontando o risco para o bebê, o número de mortes súbitas em recém-nascidos é três vezes menor no Japão, onde a prática da cama compartilhada é senso comum, comparado com os EUA.

Em alguns países da África, as mães não conversam e nem olham para os seus bebês. Em compensação elas carregam eles nas costas o tempo todo, enquanto trabalham. É muito colo pro nosso padrão, não é? E uma negligência absurda ao mesmo tempo!? O fato é que essas crianças aprendem a falar e se tornam adultos emocionalmente saudáveis, sendo socializados por tios, primos e irmãos, em uma sociedade que acredita que é dessa forma que a criança desenvolve o respeito frente os pais, forma seus conceitos morais e assume a sua função na produção agrícola da família.

Existe, então mais que uma forma de criar condições para uma criança se habilitar para a vida, se sentindo segura e amada.

Não há “A forma certa” de criar um filho!

#levine #harvard #camacompartilhada #babywearing #colonuncaedemais#criacaocomapego #EUA #Japao #mortesubita