AS 5 LIÇÕES DE UM NOVO PAI
O homem se torna pai aos poucos, sendo que esse processo muitas vezes demora mais do que a transição da mulher para mãe. Enquanto a depressão pós-parto é um tema abordado cada vez mais abertamente, ele raramente é associado aos recém pais. Também porque é recente que pais como Adam Busby aparecem na mídia, representando a paternidade ativa de uma forma mais autêntica.
Mas em geral ainda se fala pouco sobre como a chegada de um filho muda a vida e a identidade de um homem. Por aqui já rolaram altas conversas sobre esse assunto, então vai ali a nossa lista sobre os aprendizados de um homem ao longo do primeiro ano como pai:
- Aprender a AMAR.
Enquanto muitas vezes a mãe começa a criar laços afetivos muito tempo antes do parto e sente um amor intenso quase que imediatamente após o teste positivo, o pai só vê a barriga crescendo, meio que acompanhando de longe. Parece que é com a convivência que a criança vai conquistando o coração dele. Que os dois vão se conhecendo e construindo esse amor entre pai e filho.
- Aprender a DIVIDIR a mulher.
O homem tem ciúme do bebê. Sim. Esse pequeno ser de repente fica no topo da lista de prioridades da mulher, tomando não somente a mente, mas também o corpo dela para si, muitas vezes deixando ela exausta e sem disposição e atenção para ele.
- Aprender a ser HUMILDE.
Muitas vezes o homem vira coadjuvante. O bebê é um imã de atenção. E enquanto antes da chegada dele ele podia ter a atenção do grupo em uma conversa entre amigos, hoje pode ser que de repente todo mundo vira pro bebe que acabou de fazer uma caretinha engraçada.
- Aprender a DESACELERAR.
Para os pais que muitas vezes passam o dia inteiro no ambiente de trabalho, a chegada em casa significa mudar totalmente o modo. Interagir com o bebê que fica meia hora pegando o mesmo objeto, labendo, virando, passando de uma mão para outra, exige paciência. Significa que o adulto tem que aceitar a sensação de tédio e se entregar para o bebê para entrar no mundo dele.
- Aprender a exercer MÚLTIPLAS TAREFAS.
Nós já sabemos que a maioria dos homens faz uma coisa de cada vez. Certo. Agora, um pai que está cuidando do bebe e cortando uma cebola ao mesmo tempo, precisa ter flexibilidade para largar a faca a qualquer momento pra evitar que a criança coma a ração do cachorro. Essa flexibilidade requer prática.